Experimente o “Princípio de Premack”

O princípio de Premack é o termo oficial para usar comportamento de alta probabilidade (também conhecido como algo que o aluno sempre fará, como jogar seu jogo favorito no iPad) para reforçar ou encorajar comportamento de baixa probabilidade (como completar uma planilha de matemática). Esta é uma prática comum na educação especial, mas por vezes penso que pode ser fácil para os professores pensarem demasiado sobre o assunto. Pode ser tão simples quanto dizer: “Primeiro, você precisa fazer sua planilha. Então, você pode fazer uma pausa.

https://blog.grougp.com.br/gestao-comportamental-o-que-e

É claro que alguns alunos precisarão absolutamente de mais estrutura do que isso e você terá alunos que exigem planos de comportamento que envolvem minutos exatos de trabalho versus tempo de intervalo, cronômetros visuais ou outros suportes. Mas não sinta a pressão de que um plano precisa ser perfeito antes de poder ser utilizado. Apenas um simples lembrete verbal ou visual de “primeiro trabalho, depois (inserir o reforço preferido)” pode ajudar muito alguns alunos.

Embora se espere que os adultos se adaptem e redefinissem prioridades ao longo do dia, não é realista esperar que as crianças façam o mesmo. Eles terão dificuldade com as mensagens contraditórias e estarão mais propensos a questionar por que se espera que façam as coisas. Além disso, a consistência ajuda as crianças a se sentirem seguras e confiantes, no ambiente e consigo mesmas.