Harley Davidson XR1200

Seguindo a tradição da Harley-Davidson de se afastar de seu mix de produtos principal para construir uma moto que concorra em um segmento de mercado diferente, ela lançou a XR1200 em 2008. Construída para atrair compradores europeus que preferiam uma moto esportiva capaz a uma grande cruiser, a Harley cortejou tanto esse grupo demográfico que inicialmente oferecia este modelo apenas na Europa.

https://www.asxcapacete.com.br/capacetes

No coração desta moto está o exclusivo motor Harley V-twin e uma referência ao grande sucesso da Harley-Davidson XR750 de corrida de pista plana . Este foi ajustado para produzir 91 cavalos de potência e, embora mantenha o resfriamento a ar tradicional, o resfriamento a óleo foi adicionado aos cabeçotes para ajudar a controlar o calor de sua potência adicional – para comparação, uma Sportster 1200 Custom 2012 produz apenas 67,7 cavalos de potência. Somando-se a isso a suspensão Showa e os freios Nissin, o XR1200 revelou-se um bom desempenho que se beneficiou dos motores Harley de baixo custo pelos quais são conhecidos. Além disso, seu estilo funciona e consegue pegar o grande V-Twin e embalá-lo em um pacote moderno e esportivo que se sente em casa em uma estrada sinuosa.

Embora a Harley tenha respondido à demanda de seus revendedores pela moto e a tenha oferecido nos Estados Unidos em 2009, as vendas nunca corresponderam ao seu potencial. Como outras tentativas esportivas da Harley anteriores, os números de vendas decepcionaram. Com motos importadas semelhantes oferecendo tanto ou mais desempenho por menos dinheiro, os compradores não migraram para os revendedores Harley e a XR1200 terminou em 2013.